quinta-feira, 22 de julho de 2010

OCUPAÇÃO DO ESCRITÓRIO-SEDE DA CELPA TUCURUÍ IMPOS O DIÁLOGO AOS TECNOCRATAS DA REDE E DO GOVERNO FEDERAL

OCUPAÇÃO DO ESCRITÓRIA SEDE DA CELPA TUCURUÍ IMPOS O DIÁLOGO AOS TECNOCRATAS DA REDE E DO GOVERNO FEDERAL


                                        (esta foto foi extraída de morodrigues.blogspot.com)

Após quase um mês ocupando o escritório da CELPA em Tucuruí, lideranças dos dezoito maiores bairros de Tucuruí, além de lideranças da Tribo dos ASSURINIS, a Associação de Mulheres de Tucuruí, da Associação dos Feirantes e da Associação da Lamparina – AMPARO , com apoio de diversos mandatos municipais e movimentos sociais como MTL e MAB, foi realizada uma AUDIÊNCIA PÚBLICA (20/07/2010), com a presença da direção estadual e nacional da Rede CELPA, do Ministério Público, da Câmara dos Vereadores, PROCON, Eletronorte, sociedade civil organizada e movimentos sociais.




A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA foi à primeira vitoria sobre a burocracia da CELPA e do Governo Federal. Essa vitória só foi possível pela intransigência da ocupação da CELPA como ultimo recurso para provocar o diálogo com as autoridades responsáveis pelo caos energético em Tucuruí e toda região afetada pela UHE de Tucuruí.



Segundo Edmar, presidente da Associação dos Feirantes de Tucuruí, o “movimento conseguiu impor o diálogo, e cerca de 17 itens da nossa pauta política foram atendidos integralmente ou parcialmente” e, “na próxima segunda-26/07, a Aldeia dos ASSURINIS será visitada por especialistas para resolver o problema do fornecimento de energia em sua reserva”.



Portanto, a avaliação é positiva e o movimento agora tende a se expandir por toda região tocantina, afinal, o problema dos péssimos serviços oferecidos pelas empresas públicas privatizadas como a REDE CELPA, além de impor altíssimas taxas para todos os serviços que compõe o modelo etnocida, depredador e alienante da atual matriz energética governamental.

                                          (esta imagem foi extraída de blogtucurui.blogspot.com)

Nesta manhã (22/07/10) Felipe Puxirum, camarada libertário que se somou no último mês a construção do Movimento Terra Trabalho e Liberdade – MTL embarcou para Tucuruí, para reunir com as principais lideranças da ocupação da CELPA. A dinâmica caminha para construção de uma pauta estadual dos movimentos sociais contra a atual matriz energética que conduza os mais aguerridos entre os empobrecidos exploradas a se movimentarem em toda região tocantina, pela redução imediata das altas taxas da energia elétrica.


Aguardamos notícias.
Avante camaradas! Nenhum passo atrás!

Cametá, margem esquerda do rio Tocantins, 22 de julho de 2010.



José Pessoa
Coordenador Estadual do MTL-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário