sexta-feira, 16 de julho de 2010

CORRUPÇÃO + IMPUNIDADE = FOME, PROSTITUIÇÃO E DESEMPREGO. ISSO TEM QUE ACABAR!

Este panfleto foi divulgado em Cametá,
agora a idéia é contextualizar o debate
para reeditá-lo para realidade amazônica.
Aguardamos contribuições!




Quem não conhece as condições em que vive a maioria da população cametaense? A falta de empregos públicos ou privados, as dificuldades no transporte de pessoas e mercadorias, sobretudo nessa época do ano, os postos fechados, a falta de médicos, equipamentos e remédios, a falta de merenda escolar há meses, e muitas vezes a fome e o desespero.


Por outro lado a super-concentração de poder, terras, rádios, renda e dinheiro nas mãos de menos de uma dezena de famílias. O nepotismo-fisiologismo, a promiscuidade política, ética e moral. Em resumo a corrupção como pratica de Estado, deixando o mesmo rastro de dor e sofrimento por onde passa.

Enquanto isso as novelas, propagandas, filmes e revistas inundam o imaginário popular, sobretudo das mulheres, impondo por repetição padrões de beleza, consumo e comportamento, onde tudo e todos tem um preço!

Neste cenário onde a pobreza da maioria se confronta com a histórica pratica nojenta das elites locais habituadas a se manter no poder a custa de compra de votos com terçados, panelas e promessas de emprego e seduções.

Essa matriz: pobreza, sonhos de consumo, péssimas condições de ensino e concentração de muito dinheiro e poder nas mãos de meia dúzia de políticos velhacos, são a formula da vertiginosa onda de violência, trafico/consumo de drogas e prostituição infanto-juvenil em Cametá, mas também, em cada canto do mundo onde a peste do capitalismo impere.

Apesar disso, de forma lamentavelmente esperada, o que vimos na 1ª audiência pública realizada no dia 08 de junho pela Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Câmara dos Deputados do Pará, a chamada “CPI da Pedofilia”, foi um verdadeiro palco midiático, cuja única finalidade alcançada foi desviar o foco das atenções do prefeito-nepótico DEMOCRATA e sua cambada de testas de ferro, que estão respondendo por vários processos de improbidade administrativa (CORRUPÇÃO), compra de votos, abuso de poder, além de criminais e tributários!

Lamentável que a realidade das meninas e meninos que (se)prostituem para satisfazer as necessidades básicas de suas famílias ou para ostentar um padrão de consumo – inclusive de drogas – que assistem nas novelas globais e filmes norte-americanos tenha permanecido absolutamente inalterada.

Basta de impunidade para corruptos e corruptores e criminalização da pobreza, dos protestos e movimentos sociais!

• Abertura imediata da “CPI do CAIS”: auditoria de todos os investimentos de reformas do cais e responsabilização pelos sucessivos desmoronamentos das obras;
• “CPI da MERENDA”. Para apurar as irregularidades na execução de convênios governamentais. Por uma merenda regionalizada de qualidade para todas as crianças!
• “CPI da SAÚDE”. Basta de impunidade pra quem desvia recursos da saúde do povo!
• Pela chamada imediata de todos os aprovados! Basta de nepotismo! Mais concursos já!
• Pela construção de creches nos bairros e vilas mais populosos já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário